A mobilização neural é um termo de estudo, dentro da área das terapias manuais, que ao longo dos últimos 20 anos tem captado muito interesse. Assim, a mobilização do sistema nervoso tem sido considerada como um importante meio para a avaliação e tratamento de síndromes dolorosos.
No que respeita à anatomia funcional e fisiologia do sistema nervoso, existem essencialmente duas estruturas tecidulares principais do sistema nervoso, são elas: as relacionadas com a condução do impulso nervoso e as que estão associadas com o suporte e protecção dos tecidos responsáveis pela condução desse mesmo impulso. Estes dois constituintes, tecido neural e tecido conjuntivo, formam assim um todo contínuo, visto estarem intimamente relacionados.
Entende-se como mobilização neural o conjunto de técnicas de terapia manual que permitem realizar uma mobilização e estiramento controlados do tecido conjuntivo circundante aos nervos e do próprio nervo e que por sua vez melhora a sua condução nervosa e mobilidade intrínseca.
A mobilização neural está indicada em patologias tão diversas como: