A Manipulação Visceral é uma terapia criada e desenvolvida por Jean Pierre Barral um médico osteopata e fisioterapeuta, após ter visto que não era só a coluna a responsável pelos problemas das vísceras (órgãos) mas que também estes podiam influenciar bastante a coluna. Desta forma desenvolveu técnicas para sentir e eliminar tensões e restrições nos órgãos e tecidos e para os ajudar a terem um funcionamento mais correcto.
Todos os órgãos, tal como todo o corpo, estão em movimento constante quer tenhamos percepção ou não.
No corpo, tal como na vida, tudo tem de estar em sincronia e os nossos órgãos não são excepção. Quando um órgão não está em sincronia com o que o rodeia, cria irritações e disfunções que se vão manifestar quer no seu funcionamento quer no funcionamento do que o rodeia.
Assim, problemas de coluna podem dever-se a problemas de algum órgão, e vice-versa, problemas na coluna podem estar a criar problemas a algum órgão.
A manipulação visceral é uma terapia que usa a palpação para sentir e eliminar alterações no funcionamento dos órgãos para assim corrigir disfunções no seu funcionamento. Ela estimula os mecanismos naturais do corpo para que possam eliminar o efeito das tensões físicas e ou emocionais que muitas vezes se encontram presentes nos órgãos, melhorando assim o seu funcionamento.